7 passeios no Centro de Salvador para você se encantar pela cidade
O que não falta é o que fazer em Salvador, principalmente em bairros ricos em história, como o Centro da cidade. E isso não é à toa, afinal, o desenvolvimento da capital partiu do seu centro, onde toda a sua riqueza cultural e grande parte da história estão concentradas.
Por isso, conhecer o centro é também se encantar com a história da cidade e todo início do seu desenvolvimento, além de ver de perto a vista maravilhosa do ponto alto de Salvador, que dá de cara com a Baía de Todos os Santos.
Quer descobrir o que fazer no Centro de Salvador? Acompanhe este artigo e confira pelo menos 7 pontos que você não pode deixar de conhecer na cidade!
Vila Natal - Campo Grande
Este é um dos passeios no centro de Salvador que mais irão encantar você e sua família nestas festas de fim de ano. A praça principal do Campo grande em Salvador, durante o Natal recebe uma decoração temática que impressiona por sua beleza e sensibilidade, a mesma é transformada em uma “vila natalina” onde se pode ouvir as canções clássicas, observar a linda iluminação, comer da culinária do Natal, e até visitar Papai Noel.
Devido ao período da pandemia a vila está com seu acesso feito através de agendamento, onde serão permitidas apenas 500 pessoas por período. Os agendamentos são feitos para às 18h, 18h50, 19h40, 20h30 e 21h20.
O primeiro período é reservado para idosos e portadores de necessidades especiais, e o tempo de visita é de 30 minutos. E, não se preocupe: após cada visita, o local passa por uma higienização meticulosa, garantindo a sua segurança.
Casa do Carnaval
É quase impossível falar de Salvador sem lembrar do Carnaval, não é? Por isso mesmo, um dos pontos que você não pode deixar de conferir é o museu da Casa do Carnaval, que fica logo ao lado da Catedral Basílica de São Salvador, no Centro.
Esta é uma atração perto de outras muitas atrações no centro de salvador, e se trata de um museu visual e sensorial que conta a história do carnaval soteropolitano, e é um verdadeiro show de cores, música e a alegria dessa festa, contando de forma iterativa a sua evolução.
O horário de funcionamento é das 11:00 às 19:00, e durante a pandemia a lotação máxima é de 30 pessoas.
Catedral Basílica de São Salvador
A bela Catedral Basílica é a mãe de todas as igrejas de Salvador (existem muitas), ela é a antiga capela do colégio dos Jesuítas, e possui uma grande relação com a dimensão do Sagrado na cidade. Suas paredes, construção, arquitetura e arte contam historicamente o período de fundação da cidade e que acabou de ser completamente reformada.
Elevador Lacerda
Este não é só um ponto turístico de beleza e arquitetura invejável, mas também o primeiro elevador urbano do mundo! Em sua inauguração em 1873 também era considerado o elevador mais alto do mundo, e você já pode imaginar a importância que ele tem para a história da cidade.
Apesar disso, o destaque fica mesmo para a vista sensacional deste ponto da cidade. Logo em frente à Baía de Todos os Santos, o alto do elevador oferece uma visão ampla de boa parte da orla e parte baixa da cidade. Sem falar no pôr do sol do local, que é um dos mais lindos da cidade.
O local está aberto para transporte entre a cidade alta e a cidade baixa de Salvador no período de 07:00 às 17:30, e o valor único do transporte é de 15 centavos.
Cine Glauber Rocha
Este cinema é uma memorabília viva de um dos maiores cineastas brasileiros, o soteropolitano Glauber Rocha. Além de ser um cinema com salas de exibição convencionais, em seu terraço é possível observar o pôr-do-sol na bahia de todos os santos, com um visual lindíssimo.
Se quiser pegar um cineminha, recentemente o local foi reativado neste período de pandemia com 40% de sua capacidade total. As exibições acontecem sempre no período da tarde.
Praça Castro Alves
Este é um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Salvador, onde existe uma estátua de bronze de 2,9 metros erguida em homenagem ao poeta Castro Alves, em frente a uma enorme sacada para a Baía de Todos os Santos.
Este é um dos visuais mais lindos da Bahia, e por isso vale muito a pena registrar o momento com fotografias, e também admirar a vista durante o pôr-do-sol.
Arcos da ladeira da conceição - (Ladeira da Montanha, próxima a Praça Castro Alves)
Este é um lugar que conta a história dos primeiros ferreiros de Salvador, e que continuam em atividade até hoje. Foram erguidos grandes arcos que sustentam a Ladeira da Montanha e formam grandes galerias. Com o tempo elas começaram a servir de local de trabalho para os antigos (e atuais) ferreiros.
E então, está ansioso para curtir as férias em Salvador e conhecer todos esses pontos turísticos cheios de história e beleza? Garanta já a sua reserva na Pousada Colonial Chile e se hospede próximo dos pontos mais emblemáticos da cidade.