18/02

Localizado na Praça da Sé, o Palácio Arquiepiscopal foi o Centro Administrativo da Igreja Católica no Brasil e Curia Diocesiana por 233 anos. Construído no século XVIII e reconhecido como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, o Palácio passou por uma longa reforma e foi reaberto como museu. A área que abriga um Centro de Referência da História da Igreja Católica no Brasil é o local ideal para conhecer a história do catolicismo no país.

Estrutura

No primeiro pavimento do Palácio Arquiepiscopal, há uma área disponível para exposições itinerantes e realização de eventos corporativos. Já no segundo pavimento,  você encontra a exposição “A Igreja e a formação do Brasil”, composta de acervo próprio e bens históricos remanescentes de outros prédios religiosos como a antiga Igreja da Sé, que era conjugada ao Palácio e foi demolida em 1933. Por fim, no terceiro pavimento funciona o Centro Administrativo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. 

Acervo

Cercado por pisos em madeira, janelas de peitoril e grades de ferro, cenário que retrata a arquitetura civil do período colonial, o acervo do Palácio Arquiepiscopal é composto por mesas e cadeiras do séculos XVII e XVIII, fotografias das festas religiosas da Bahia, peças em ouro e prata usados pelos líderes religiosos, o balcão arcaz da antiga Igreja da Sé, uma escultura da Nossa Senhora do século XVII, uma pedra marco da fundação de Salvador de 1549, dentre outros itens.

Mais de 16 mil documentos históricos restaurados e não restaurados, mapas e plantas de Salvador do século XVI, também podem ser vistos no local.

Informações

  • Endereço: Praça da Sé, 203-47 - Centro Histórico, Salvador - BA
  • Funcionamento de Terça a Domingo, das 10h às 17h.
  • Valores: R$ 10 (inteira)/ R$ 5 (meia)
  • Instagram: @palaciodase
  • Telefone: (71) 3838-9987