07/04

Rua Chile: antiguidade e pioneirismo fazem a sua história

Rua Chile, pertencente ao Centro Histórico de Salvador foi a primeira via a ter iluminação pública sistemática na capital baiana

Criada em 1549, por Tomé de Souza, a tradicional Rua Chile é considerada a primeira da história do Brasil. Mas, engana-se quem acha que a sua importância se resume apenas pela antiguidade. A rua conhecida como a primeira do Brasil foi também a primeira via pública de Salvador a receber um sistema de iluminação elétrica. Ficou surpreso? Então, vamos conhecer um pouco mais sobre esse pedaço da história de Salvador.

PRIMEIRA RUA ILUMINADA

Sendo entregue após uma reestruturação, no dia 8 de dezembro  de 1903 - mesmo dia da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia - a Rua Chile, a partir daquela data, seria considerada a primeira rua iluminada do Brasil. Embora, já houvesse eletricidade em Salvador na época, a tradição é considerar a iluminação da Rua Chile, pelo simbolismo que ela carrega.

Entretanto, o salto no sistema de iluminação de Salvador acontece só em 1931, quando se inaugura a Usina de Bananeiras - atual Usina de Pedra do Cavalo. Hoje, ela abastece mais da metade de Salvador, além de cidades do Recôncavo, onde está localizada.

PRIMEIRA RUA DO BRASIL

Denominada inicialmente de Rua Direita dos Mercadores, ela foi a mãe de todos os outros logradouros da nação. O seu nome era uma referência a posição em que ficavam os mercadores da época. Ao longo dos anos, a via foi tendo sua nomenclatura alterada por questões religiosas e políticas, até chegar ao seu nome atual, Rua Chile. Entre as antigas denominações estão Rua Direita Santa Luzia, Rua da Porta de São Bento, além de Rua do Palácio, que foi seu penúltimo nome.

E em 2019, a Rua Chile passou por uma requalificação, onde foram eliminados o emaranhado de fios de energia, por cabeamento enterrado, deixaram à mostra os trilhos, por onde passou a primeira linha de bonde no país, recuperando a papel histórico da rua e requalificaram as calçadas e todo o pavimento em paralelepípedo. Resgatando o valor histórico da Rua Chile.

Não temos dúvidas que Salvador carrega no seu DNA boa parte da história do Brasil. Nesse post, só trouxemos um pequeno pedaço e esperamos, em breve, você aqui na Pousada Colonial Chile para conhecer muito mais da nossa história, da nossa cultura e do no nosso povo.