Top 5 do Centro Histórico de Salvador

O Centro Histórico de Salvador possui o maior conjunto arquitetônico preservado do período colonial na América Latina. Vai da Praça da Sé, passando pelo Pelourinho, ao Santo Antônio Além do Carmo. A principal via de acesso é a tradicional Rua Chile que, revitalizada, voltou a ter um lugar especial na paisagem da cidade.


O circuito do Centro Histórico é para fazer a pé, apreciando um monumento a cada passo. Ótimo para quem está hospedado por perto e quer conhecer esse lugar, que é Patrimônio Mundial  pela Unesco desde 1985. Mais do que a história da cidade, passeando pelas ruas de paralelepípedos você vai sentir porque Salvador é um destino que apaixona a quem conhece pela alegria e hospitalidade do seu povo.


A gente separou 5 coisas imperdíveis para você colocar no seu roteiro pelo Centro Histórico de Salvador. Agora, a dica mais importante é colocar uma roupa leve, um tênis e um chapéu para suas andanças e protetor solar. Por fim, lembre-se de ficar atento e não se descuidar de seus pertences de valor, mas não esqueça do sorriso no rosto, do olhar curioso e do coração tranquilo para curtir esse passeio!


5 dicas de passeio no Centro Histórico de Salvador


📍 Tirar uma foto da vista da Baía de Todos os Santos na Praça Tomé de Souza

Se a Pousada Colonial do Chile for seu hotel, basta sair e andar uns 500 metros para estar na Praça Tomé de Souza ou Praça Municipal, onde fica a entrada para descer o Elevador Lacerda. Ali, ficam prédios históricos como o Palácio Rio Branco e o Palacete Tira-Chapéu, recentemente reformado. Da murada, você terá uma vista linda da Baía de Todos os Santos, com o Forte São Marcelo no mar e o casario que abriga o Mercado Modelo. Vai ser arrasador no seu feed!


🍦 Experimentar o sorvete e o bolinho da Cubana

👉 @acubanasorvetes

A Cubana é a sorveteria mais antiga da cidade. Sua primeira unidade foi aberta em 1930 e segue funcionando na Praça Municipal com um cardápio delicioso. Um queridinho entre os pedidos é o Dusty Miller, com duas bolas de sorvete, duas caldas, leite em pó e biscoito. Outra aposta é o bolinho da Cubana, feito com um autêntico e macio bolo branco de uma receita secreta da casa, cobertura de calda de cacau em pó e castanhas picadas por cima. Irresistível!


⛪ Visitar a Catedral Basílica no Terreiro de Jesus

A Catedral Basílica de Salvador, mãe de todas as igrejas católicas do Brasil, foi construída a partir de 1657 e demorou 18 anos para ficar pronta. Na visita, você vai ficar sabendo que foram usadas mais de 50 mil folhas de ouro e 5 mil folhas de prata durante sua construção.

Uma curiosidade: os dois sinos que tocam todos os dias às 12h e às 18h, desde 2019, vieram de Portugal e ficaram em silêncio por mais de 50 anos.


🏘️ Passear sem pressa pelas ladeiras do Pelourinho

O Terreiro de Jesus é a entrada para o Pelourinho, região do Centro Histórico conhecida pelos casarios coloridos - é um lugar que todo brasileiro deve visitar pelo menos uma vez.

A dica aqui é: passeie sem pressa pelas igrejas, museus e pelas lojas que colocam na porta suas mercadorias típicas da Bahia. As ladeiras vão te levar, de qualquer jeito, ao Largo do Pelourinho, onde Michael Jackson dançou e cantou acompanhado de crianças e dos tambores do Olodum em 1996.


📖 Visitar a Fundação Casa de Jorge Amado

👉 @casadejorgeamado

Não tem erro quando chegar no Largo do Pelourinho: seu ponto central é o casarão azul que abriga a Fundação Casa de Jorge Amado. O espaço é totalmente dedicado à vida e obra do escritor baiano. Conta com uma exposição permanente e possui um conjunto de mais de 250.000 materiais que se relacionam com o autor.

Além da imersão cultural, os visitantes ainda podem desfrutar das delícias servidas no Café Teatro do espaço.


🍽️ Dica extra:

No Largo, está o restaurante do SENAC, ótima opção para almoçar. Antes, visite o Museu da Gastronomia no mesmo endereço, explorando os segredos e histórias por trás dos pratos baianos.


Onde se hospedar no Centro Histórico


Ficar hospedado nas proximidades vai fazer toda a diferença! Porque com certeza é preciso mais que um dia para conhecer o Centro Histórico de Salvador – a lista de atrações é grande e você ainda vai fazer suas próprias descobertas e interações com o lugar.

A Pousada Colonial do Chile fica num casarão histórico de 1906, tombado como Patrimônio Histórico na Rua Chile em Salvador, a rua mais antiga do Brasil. Ou seja, você já vai fazer parte da história da cidade ficando lá!


📍 Faça sua reserva: Clique aqui


Por Sheila Sousa 22 de abril de 2025
Em sua visita ao Centro Histórico de Salvador, reserve uma tarde para passear pelo Santo Antônio Além do Carmo, um reduto de cultura e gastronomia de Salvador.
Por Sheila Sousa 17 de fevereiro de 2025
Quando pensamos em Carnaval logo lembramos de festa, folia e alegria, mas o Carnaval de Salvador vai além, aqui também temos cultura, história e tradição!
Mais Posts