Viver Salvador 2025 ocupa o Centro Histórico

O coração do Centro Histórico da capital baiana pulsa ainda mais forte com o Viver Salvador 2025, que transforma a Rua Chile — endereço da histórica Pousada Colonial do Chile — em palco de atividades gratuitas até o dia 9 de novembro. A programação reúne arte, música, gastronomia, design, bem-estar, oficinas, feiras e experiências para todas as idades, convidando moradores e turistas a redescobrirem a rua mais antiga do Brasil.
Além da Rua Chile, o evento também ocupa a Praça Municipal e áreas adjacentes, com intervenções urbanas e estruturas cenográficas que promovem pertencimento, memória, diversidade e conexão entre gerações.
Entre os destaques desta edição:
●
Túnel cenográfico com cobertura tensionada em lycra branca e lustres gigantes, transformando a rua em uma verdadeira galeria a céu aberto;
● Instalações instagramáveis, como a
Casa Submersa (espaço infantil interativo), o
Coco Gigante (ponto de informações turísticas) e esculturas monumentais cheias de humor visual;
●
Painel de street art na Rua das Vassouras;
● O
Palco Oca, com estrutura translúcida e iluminação cênica, que recebe shows, corais e oficinas musicais;
●
Mobiliário urbano afetivo, inspirado na obra do arquiteto Lelé, com bancos e chapéus gigantes;
● Paisagismo de grande impacto, com vasos tropicais de até 2 metros de altura.
A cada semana, o festival ganha um tema diferente, como Primavera e Bem-estar, Design e Artesanato, Outubro Rosa, Dia das Crianças, Consciência Negra e Memórias Afetivas de Salvador.
O público poderá participar de feiras de artesanato e antiguidades, oficinas criativas, aulas de yoga, apresentações musicais, sessões de cinema ao ar livre, contação de histórias, rodas de conversa e atividades infantis. Barracas padronizadas com estética retrô completam a cenografia charmosa do evento.
Mural afetivo
O Viver Salvador celebra a cultura e estimula a economia criativa de forma afetiva e inovadora, tornando a Rua Chile e seus arredores um destino emblemático para quem quer conhecer a cidade.
Um dos destaques do projeto foi a inauguração de um grande mural na Rua Chile. Criado pelo artista visual KMJ Graffiti, a arte celebra a memória soteropolitana, retratando personagens icônicos como a Mulher de Roxo e o Guarda Pelé. A figura de uma criança que observa o mural através de uma moldura, simboliza a conexão entre gerações.
FOTO EM @prefsalvador ou @kmj_graffit